top of page

Cuidados com a sua peça

As peças da Flora são, em sua maioria, feitas em tecidos de fibras naturais através de processos que respeitam a cadeia produtiva e influenciam diretamente na qualidade e durabilidade de cada peça. 


Além de todo cuidado no desenvolvimento dos nossos produtos, recomendamos seguir as dicas de lavagem abaixo para a conservação de suas roupas por muito mais tempo.

 

LINHO

 

O linho é um tecido de origem vegetal, uma fibra resistente, fresca, leve e com pouca elasticidade.

Diferente do que se pensa, o linho pode ser lavado na máquina. Mas é preciso ficar atento para que a temperatura da água não passe de 30º e não danifique as fibras e encolha a sua peça. É normal um encolhimento entre 3 e 4% após a primeira lavagem.


Além da temperatura, recomendamos programar sua máquina para o ciclo sensível, evitando centrifugar a roupa. Este processo de finalização do ciclo faz com que as peças fiquem com vincos marcados e difíceis de serem eliminados. 
 
Para as roupas e acessórios com bordados é imprescindível a lavagem manual, colocando as peças em uma bacia com água (em temperaturas baixas) e sabonete neutro. Em seguida, esfregue suavemente, enxague até que o produto saia por completo e tire o excesso de água sem torcer a peça. 


*Dica: Lavar roupas escuras do avesso.

O uso das máquinas de secar não é recomendado para tecidos como o linho por conta das altas temperaturas e rotações que podem facilmente danificar as fibras das peças.
O ideal é deixar que as roupas sequem normalmente, ao ar livre, e de preferência penduradas em cabides para evitar mais vincos.

A passadoria com ferro a vapor ou a uma temperatura máxima de 200º é ideal para tirar os principais vincos das peças em linho. Se preferir umedeça a roupa para tirar mais facilmente o efeito "amassadinho" natural da fibra.
Não esqueça de fazer o processo com a peça virada do avesso para evitar marcas de ferro no tecido. 

 


Cuidados:
- Opte por guardar seus linhos em locais frescos e secos.
- Evite que suas peças fiquem muito dobradas ou apertadas - a fibra cria vincos com facilidade.
- Para evitar manchas, separe sempre as peças claras das peças escuras.


 

SEDA

Um dos tecidos mais delicados e suaves, que exige cuidados específicos.

Uma dica importante é não lavar suas peças de seda com produtos que tenham água sanitária ou cloro na composição. Sempre que possível, mantenha suas roupas longe de produtos à base de álcool, como perfumes ou produtos para cabelo. Se for usá-los, aplique antes de vestir a peça e depois que secarem os resíduos.


Antes de começar o processo de lavagem, faça um teste de firmeza das cores em uma área escondida da peça (barra). Para isso, umedeça um pedaço pequeno da roupa, coloque uma toalha branca por cima contra o tecido e pressione suavemente. Logo em seguida, passe o ferro em temperatura branda por cima. Caso algum resíduo da tintura saia na toalha, recomendamos que a peça seja lavada separadamente, sem ficar de molho e secando à sombra.
 
Se o teste foi bem sucedido, no próximo passo, você pode deixar a peça de molho em um balde com sabão para roupas finas e delicadas por 30 minutos. Em seguida, esfregue suavemente, enxágue e coloque para secar à sombra ou em local ventilado.


O mais indicado, logo após a lavagem, é não torcer a roupa da forma convencional. Para tirar o excesso de água da peça, basta colocá-la sobre uma toalha fazer um rolinho e dar leves pressionadas para absorver a água.

Para finalizar, ajuste o seu ferro a uma temperatura máxima de 150º e limpe a base para evitar manchas na sua peça de seda. Antes de passar, coloque um pano limpo de algodão sobre a peça para evitar o contato direto do ferro com a roupa e possíveis danos à fibra. 

Cuidados:
- Evite o uso de capas de plástico para guardar suas peças no guarda-roupa.
- O melhor jeito de guardar roupas em seda é deixando o tecido respirar.
- Mantenha suas peças longe da claridade e do calor, para evitar que manchas amareladas apareçam no tecido.

 


ALGODÃO

Por ser uma matéria-prima utilizada em muitas das peças da Flora é muito importante conhecer as principais dicas de como lavar as peças de algodão sem danificar ou reduzir seu tempo de vida.


Além de proporcionar muito conforto, o tecido possui uma elevada absorção de humidade da pele, um toque suave e que se adequa a todas as estações do ano.

Se optar por lavar uma peça de algodão na máquina, o mais indicado é a temperatura da água não passar dos 40º. Para as roupas feitas em tecidos mais finos e rendas de entremeio, prefira sempre colocar a peça em um saquinho (próprio para máquina), com sabonete neutro e de boa qualidade ou opte por lavar a peça à mão. 


Cuidado ao misturar muitas fibras diferentes na hora da lavagem. O algodão se misturado e friccionado às fibras sintéticas, como o poliéster, pode acelerar o surgimento de bolinhas no tecido.

Antes de qualquer processo de lavagem, separe as peças brancas das coloridas. Se optar pelo uso de alvejantes nas peças sem cor, nunca utilize os que são à base de cloro.
Nas roupas coloridas fique atento para evitar o excesso de sabão em pó, que com o tempo pode dar às suas peças um aspecto desgastado - por tirar aos poucos a pigmentação da fibra.

Assim como na passadoria do linho, o ferro pode chegar até no máximo 200º para alisar suas peças de algodão. Mas tome muito cuidado com as roupas em gaze de linho, gaze de algodão ou tecidos mais leves (em fibra de algodão) para que a temperatura e o contato direto não façam nenhum furinho na peça.


O processo ideal para estes tecidos mais delicados é usar um pano para que o ferro não fique em contato direto com a roupa.



Cuidados:
- Escolha ciclos de lavagem mais curtos e delicados.
- Evite colocar suas peças de algodão na secadora.
- Guarde suas peças em local seco e de vez em quando deixe a peça ventilar.


 

VISCOSE

Fibra obtida da polpa da madeira, muito versátil e delicada, mas que precisa de alguns cuidados na hora da lavagem.

O processo mais indicado é lavar sua peça de viscose à mão usando um sabão de coco ou neutro. Para isso deixe a roupa de molho por poucos minutos em um recipiente apropriado com água fria ou temperatura ambiente, esfregue levemente em movimentos circulares e, em seguida, enxague bem.


Se você preferir lavar a peça na máquina, não misture com roupas mais pesadas (para não danificar a fibra), utilize saquinhos apropriados para máquinas e escolha o ciclo mais delicado. Estas dicas são importantes já que a viscose é uma fibra que, quando molhada, se torna mais frágil.

Para secar, evite colocar suas peças na secadora para que a fibra não encolha e a roupa sofra alterações no formato. O ideal é terminar o ciclo de lavagem, sacudir um pouco cada peça para tirar o excesso de água e, em seguida, estender no varal para secar à sombra.


No processo final, da passadoria, o indicado é virar a peça do avesso e passar com o ferro na mesma temperatura usada para as peças de seda (máximo de 150º). O processo ideal para estes tecidos mais delicados é usar um pano para que o ferro não fique em contato direto com a roupa.

Cuidados:

- Nunca use alvejantes à base de cloro.
- Ferro à vapor só com temperatura máxima de 110º.
- Nunca seque na máquina.
- Lavar no ciclo delicado e separado de outras fibras.



Se surgir qualquer dúvida, estaremos sempre à disposição para conversar!
Tem uma sugestão? Envie um e-mail para contatofloraatelie@gmail.com.

bottom of page